O assunto Amazônia tem tomado conta das redes sociais nos últimos dias, chegando até mesmo entre os assuntos mais falados do momento mundialmente. A hashtag #PrayForAmazonia figurou entre as mais comentadas do mundo nos últimos dias.

A movimento pela preservação da floresta vem mobilizando até mesmo artistas internacionais, como o filho do renomado ator norte-americano Will Smith.

O jovem publicou em sua conta no Intagram uma imagem da floresta amozônica em chamas. A postagem teve o apoio de diversos artista nacionais, como Nego do Borel, Bruna Marquezine, Giovanna Ewbank, entre outros. No entanto, a foto em questão não é recente, muito pelo contrário. De acordo com a agência AFP, a imagem foi utilizada em uma matéria do ‘The Guardin’ no ano de 2007, porém na verdade é a Amazônia em 1989. Apenas 30 anos atrás.

Além da foto publicada pelo filho do astro de Hollywood, uma foto de um macaco segurando seu filhote nos braços, e de um coelho tostado também vem circulando nas redes sociais, fazendo alusão de que isso seria na floresta brasileira.

As duas imagens em questão também estão sendo compartilhadas de forma distorcida. Ainda segundo a checagem da AFP, “os macacos foram fotografados em 2017 em Jabalpur, na Índia, por Avinash Lodhi (o filhote não estava morto)” e a imagem do coelho é do ano passado (2018) e aconteceu após um incêndio incêndio na Califórnia.

Moral da história: Cuidado com as imagens e textos sensacionalistas que você sai compartilhando pela internet. Isso pode ser fake news.

Fontes: Mbl News, AFP e Aos Fatos.