Nos últimos dias, diversas postagens à respeito da Amazônia tem surgido nas redes sociais, em especial, a de artistas nacionais e internacionais. No entanto, o que chama atenção é a falta de veracidade das imagens, que em sua grande maioria, não são fotografias recentes, e sim de anos atrás, até mesmo décadas.

O presidente da França, Emmanuel Macron, publicou em sua conta oficial no Twitter uma foto da floresta em chamas. A fotografia é de autoria do fotografo Loren McIntyre, que faleceu no ano de 2003. Logo, é impossível que a imagem seja recente.

Outra personalidade internacional que aderiu a campanha de preservação da floresta brasileiro, porém, publicou uma imagem inverídica, foi o jogador português Cristiano Ronaldo. A imagem publicada pelo astro da Juventus não é da Amazônia, e sim de um incêndio ocorrido em 2013 no no estado do Rio Grande do Sul.

O ator que ganhou grande fama interpretando o personagem principal no filme Titanic, Leonardo Dicaprio também fez sua postagme referente a Amazônia, e também cometeu o erro de publicar uma errata. O ator, no caso, postou a mesma fotografia que o presidente francês.

A renomada cantora Madonna e o filho de Will Smith, Jaden Smith, não foram diferente. No entanto, eles conseguiram voltar ainda mais no tempo e publicaram uma imagem do ano de 1989 (!!). Simplesmente há 30 anos atrás. Antes de ser editada, a cantora havia escrito “Borsalino” ao invés no nome correto do presidente Bolsonaro.

Ao contrário dessas personalidades, muito cuidado ao sair republicando postagens por ai. Você pode estar ajudando a popularizar fake news.