O líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), protocolou neste sábado (10) um requerimento para que a casa legislativa amplie a atuação da Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Pandemia. A inicia do senador tem como objetivo fazer com que governadores, prefeitos e outros agentes públicos também sejam investigados.
“Garantimos a abertura da CPI da Covid e agora apresentamos o pedido para ampliar o seu escopo, incluindo os atos praticados por governadores, prefeitos e outros agentes administrativos. É preciso apurar a verdade em todas as esferas. Quem não deve não teme!” — anunciou Vieira através de suas redes sociais.
A proposta inicial da CPI é que apenas o Governo Federal fosse investigado pela comissão. Esse cenário provocou revolta no presidente da República, Jair Bolsonaro, que criticou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barro, o qual determinou a abertura da CPI.
“Eles não querem saber do que aconteceu com os bilhões desviados por alguns governadores e alguns poucos prefeitos também” — afirmou Bolsonaro. “Agora, detalhe: dentro do Senado tem processo de impeachment contra ministro do STF. Eu quero saber se o Barroso vai ter coragem moral de mandar instalar esse processo de impeachment também. Pelo que me parece falta coragem moral do Barroso e sobra ativismo judicial.”
Em conversa com o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) ontem à noite, o presidente afirmou que não tem medo da CPI. Não obstante, ele deixou claro que deseja que a comissão de investigação seja para todos — inclusive governadores e prefeitos.