Fausto Pinato, deputado federal pelo Partido Progressista, e líder da Frente Parlamentar Brasil-China, fez duras críticas endereçadas ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro após declarações do mandatário sobre o país asiático.
Mais cedo, o Chefe do Poder Executivo havia dito que a China poderia ter usado o vírus como parte de uma suposta “guerra química” para angariar benefícios econômicos. Após a fala de Jair, o parlamentar disse suspeitar que ele possua doença mental.
Em nota, ele escreve:
“Estou preocupado sobre um possível desvio de personalidade da maior autoridade do Brasil”, escreveu o parlamentar, em nome da frente parlamentar. “A meu ver, não se trata de uma pessoa irresponsável, desequilibrada e sem noção de mundo. Na verdade pode tratar-se de uma grave doença mental que faz nosso presidente confundir realidade com ficção”.
O deputado ainda prossegue:
“Não compactuaremos com afirmações desrespeitosas e irresponsáveis contra a China, que tem sido grande parceira do Brasil na luta contra a pandemia da Covid-19.”
NOTA DA FRENTE PARLAMENTAR BRASIL CHINA sobre as declarações do presidente Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira (5). Não compactuaremos com afirmações desrespeitosas e irresponsáveis contra a China, que tem sido grande parceira do Brasil na luta contra a pandemia da Covid-19. pic.twitter.com/owi3GJ1Wl7
— DepFaustoPinato (@DepFaustoPinato) May 5, 2021