novembro 24, 2024

A China quer a cabeça de ministro brasileiro

Segundo a Gazeta do Povo, a China quer a cabeça de Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores do Brasil. Essa seria uma demanda do gigante asiático para a normalização das relações com o Brasil.

A pressão de Pequim pela demissão do ministro ocorre em meio ao impasse pela liberação de insumos chineses para a produção das vacinas CoronaVac e de Oxford no Brasil. Ainda de acordo com o jornal, a China deseja ao menos que o presidente brasileiro divulgue um comunicado destacando a boa relação entre os dois países.

No decorrer desta quarta-feira (20), ocorreu reuniões entre representes dos dois países para tentar solucionar o impasse acerca da liberação dos insumos. Durante as conversas, o embaixador chinês teria ressaltado que sempre existiu uma boa relação entre as duas nações. No entanto, afirmou que essas relações foram estremecidas por causa de diversas críticas feitas por Ernesto contra a China no decorrer dos últimos dois anos.

Ainda segundo a Gazeta do Povo, em diversos momentos da reunião, o embaixador pediu aos representantes do governo brasileiro uma sinalização positiva do país para com a China. Quer seja por um pedido formal de desculpas para os chineses ou por meio de medidas administrativas que “melhorem a relação diplomática entre os dois países”.

Durante live nas redes sociais, nesta quinta-feira (21), Bolsonaro e Ernesto Araújo comentaram o assunto. “Quem demite ministro sou eu. Ninguém me procurou, nem ousaria procurar no tocante a isso. Assim como nós não faríamos como qualquer outro país do mundo, de falar que esse ou aquele deveria ser demitido” — afirmou o presidente. O ministro, por sua vez, declarou que esse tipo de situação “não existe entre países soberanos”.

Read Previous

Pabllo Vittar diz que usará sua força para eleger Lula em 2022: “Estou só esperando o ano que vem”

Read Next

Vídeo: Bolsonaro é aclamado por cidadãos e chamado de 'mito' ao andar pelas ruas de Resende, no RJ