Em entrevista ao jornal O Estadão nesta quinta-feira (30), o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, afirmou que a recusa do governo brasileiro ao envio de ajuda humanitária à Bahia está sendo distorcida por causa do ambiente político no país.
De acordo com Scioli, “o governo simplesmente agradeceu e disse que, caso fosse necessário, aceitariam a oferta. Em nenhum momento isso vai em detrimento nem da relação com a Argentina, nem do espírito de solidariedade para com o estado da Bahia”.
O embaixador argentino disse ainda que o Governo Bolsonaro comunicou sua recusa “em termos muito respeitosos, de acordo com o que é hoje a relação entre Brasil e Argentina, baseada na cooperação e na existência de uma agenda positiva”.
“Como um homem político, eu sei que se trata de um momento sensível, com muita disputa política e, no ano que vem, haverá eleições presidenciais” — acrescentou Scioli. “Mas os termos através dos quais se está discutindo isso não coincidem com o que tem sido nosso espírito, o do governo do estado da Bahia e do próprio governo Bolsonaro”.