A ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, foi mais uma das pessoas que foi às redes sociais para demonstrar descontentamento a respeito da matéria publicada pelo jornalista Ricardo Noblat, colunista do portal Metrópoles, que usou o termo “sanfoneiro nordestino” para desdenhar da possibilidade do ministro Gilson Machado, do Turismo, sair como vice em uma chapa com o presidente Jair Bolsonaro.
“Só poder ser piada: um sanfoneiro nordestino para vice de Bolsonaro” — escreveu o jornalista no título da matéria.
No texto, o jornalista enfatizou o fato de ser nordestino e deixou claro que a publicação seria uma crítica direta ao integrante do governo Bolsonaro. No entanto. isso não foi o bastante para baixar os ânimos nas redes sociais. Vários internautas ligados ao presidente acusaram Noblat de “Xenofobia”.
Um desses internautas foi a ministra Damares, que destacou as qualidades do seu colega de governo, Gilson Machado, e criticou veemente o jornalista do portal Metrópoles pela infeliz declaração.
“Por que um sanfoneiro nordestino não pode ser vice-presidente do Brasil?” — questionou ela. “Bem, vocês já tiveram um presidente nordestino ladrão então onde está a piada agora?” — falou a ministra em outro trecho da sua publicação.
Confira a declaração de Damares Alves a respeito do assunto:
Qual é a piada Noblat?
Por que um sanfoneiro nordestino não pode ser vice-presidente do Brasil?
Ministro Gilson é uma das pessoas mais incríveis que já conheci. Ele trabalha desde muito cedo. Chegou a faculdade jovem, fez carreira. Um homem de família, um homem de fé. Um empresário de sucesso, casado com uma médica incrível.
Ele também toca sanfona. E a gente adora. Gilson sabe celebrar a vida, mesmo diante de tantas adversidades. Gilson tem a capacidade de deixar todos em sua volta felizes.
Gilson tem uma vida abençoada. É um homem de visão e está fazendo uma revolução no turismo.
Estou em dúvida com sua afirmação. Você por um acaso é contra nordestinos? Não teria você destilado ódio e preconceito aos nordestinos?
Peraí, se ele fosse um sanfoneiro nordestino ladrão você aplaudiria a escolha do Presidente?
Se ele fosse encontrado com dinheiro na cueca, na mala, no apartamento ou se ele liderasse um esquema de corrupção, ele poderia ser o vice? Então você é contra nordestinos ou só contra nordestinos honestos?
Bem, vocês já tiveram um presidente nordestino ladrão então onde está a piada agora?
Sim o Gilson incomoda. Ele incomoda por ser sincero, transparente, ser um homem corajoso e honesto como o Presidente Bolsonaro.
Mas onde está mesmo a piada?
Algum nordestino aqui me seguindo para tentar me explicar onde está a piada?