O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou nesta quarta-feira (2), em entrevista à agência de notícias russa RIA, que “uma Terceira Guerra Mundial envolveria armas nucleares e seria destrutiva”.
A declaração do ministro russo se dá em menos de 24 horas após o primeiro discurso do Estado da União do presidente dos EUA, Joe Biden. Durante a sua fala, o presidente estadunidense fez uma série de ameaças ao presidente Putin e declarou que “ele não tem ideia do que está por vir”. No entanto, o mandatário americano não especificou o que estaria por vir.
Além disso, as Forças Armadas do Kremlin iniciaram nesta quarta-feira (02) exercícios com submarinos nucleares e lança-mísseis terrestres em regiões na Rússia, longe do campo de batalha na Ucrânia.
A respeito da operação submarina, Lavrov confirmou e declarou que ela serve para neutralizar qualquer possibilidade da Ucrânia obter armamento nuclear, pois, se isso ocorrer, haveria um “perigo real”, pois Kiev poderia fazer uso de armas nucleares.