Durante o programa “Em Pauta”, da Globo News, o jornalista Jorge Pontual criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que ordenou o bloqueio do Telegram em todo Brasil. Para o jornalista, a medida tomada pelo magistrado da Suprema Corte é um ato de censura.
Ao vivo, Pontual revelou que, antes da Guerra da Ucrânia, ele não usava o Telegram e que passou a usar o app após o início do conflito. Segundo ele, sem o Telegram é impossível cobrir os eventos que decorrem no leste europeu.
“Eu não usava o Telegram até começar essa guerra [na Ucrânia]. É impossível cobrir essa guerra sem o Telegram. O presidente Zelenski usa o Telegram para divulgar seus vídeos, todas as suas comunicações. Todas as informações em tempo real do que está acontecendo na Ucrânia vem via Telegram. Nenhuma outra rede tá fazendo isso. E vem tudo traduzido em inglês. Então, eu recebo milhares de mensagens por dia via Telegram e assim eu posso cobrir a guerra” — relatou o profissional de imprensa.
Correspondente da Globo em Nova York (EUA), Pontual fez questão de frisar que vive em um país livre e que a constituição americana proíbe que medidas como a tomada por Alexandre de Moraes sejam colocadas em prática.
“Eu vivo em um país livre, onde há plena liberdade de informação e a constituição proíbe que medidas como essa sejam tomadas. Até o presidente Trump tentou bloquear o Tic Toc e teve que desistir, porque pela constituição americana uma autoridade não pode decidir o que é verdade ou mentira; o que é fake news, o que não é. Cabe as pessoas decidirem” — disse pontual.
O jornalista da Globo ainda frisou que não é apenas o Telegram que é usado para a difusão de coisas grotescas como a pedofilia, com esse fenômeno ocorrendo em toda as plataformas de internet, o que torna injustificável a proibição do aplicativo russo de mensagens.
O fato, por exemplo, de que pedofilia existe na internet… Teria que proibir a internet toda, tirar a internet do ar, porque pedofilia não é só no Telegram” — afirmou.
Por fim, Pontual classificou como um “absurdo” a decisão do ministro do STF e lamentou que alguns de seus colegas de profissão estejam defendendo esse ato de censura.
“É um absurdo o que aconteceu. Infelizmente, os nossos colegas no Brasil não vão mais poder cobrir a guerra como deveriam, porque não vão ter acesso a informação. É uma censura. Eu fico surpreso em ver jornalista defendo censura” — finalizou.
Veja a fala do jornalista:
Para quem não entendeu ainda a GRAVIDADE do que fez o Ministro Alexandre de Moraes ao bloquear o Telegram no Brasil, recomendo esse depoimento do Jorge Pontual em plena Globo News, diretamente de Nova Iorque. pic.twitter.com/xpyyCziMMt
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) March 20, 2022