O ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), durante discurso em um evento na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), comentou acerca do conflito envolvendo a Rússia e a Ucrânia. Para o petista, seria possível resolver o conflito entre os países se o problema fosse debatido no Brasil em uma mesa de bar.
“Por tudo que eu compreendo, que eu leio e que eu escuto, seria resolvido aqui no Brasil [o conflito] no mesa tomando cerveja. Teria resolvido aqui. Se não na primeira cerveja, na segunda. Se não desse na segunda, na terceira. Se não desse na terceira, até acabar as garrafas a gente iria fazer uma acordo de paz”, disse o ex-presidente.
Na web, o vídeo passou a circular e ganhar repercussão, e personalidades comentaram sobre a fala do petista. O jornalista Milton Neves, comentou sobre a declaração do petista, e escreveu em tom irônico: “Lula, um líder destemido! A hora a guerra da Ucrânia acaba! Graças a Deus!”.
O deputado federal Paulo Martins, aliado de Bolsonaro, também comentou com ironia: “Lula diz que resolveria a guerra na Ucrânia tomando cerveja numa mesa com Putin, Biden e Zelensky. Eu acho que numa mesa de cerveja Lula não resolveria a guerra, mas derrubaria os três”.
Veja o vídeo:
Lula diz que resolveria a guerra na Ucrânia tomando cerveja numa mesa com Putin, Biden e Zelensky. Eu acho que numa mesa de cerveja Lula não resolveria a guerra, mas derrubaria os três 🤣 pic.twitter.com/sjGw8A8qFb
— Paulo Eduardo Martins (@PauloMartins10) April 4, 2022