A deputada federal Gleisi Hoffmann, atual presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), esteve reunia em um jantar com 30 grandes empresários e executivos do setor financeiro na última segunda-feira (4). De acordo com participantes que foram ouvidos pela CNN Brasil, os empresários saíram preocupados com a política econômica de Lula.
Segundo um dos presentes do ensejo, embora o clima tenha sido “cordial”, o conteúdo apresentado pela petista foi “horroroso”. As ideias apresentadas pela petista, de acordo com a fonte, foi comparado com a política de Dilma Roussef, à quem o PT tenta esconder a todo momento.
Na oportunidade, a presidente do PT estava na companhia do economista Gabriel Galípolo, ex-presidente do Bando Fator. O encontro ocorreu na casa do empresário João Camargo, do grupo Esfera Brasil. A reunião marca a primeira de uma série de outras reuniões que os empresários terão com candidatos à presidência da República. De acordo com a Folha de São Paulo, parte dos convidados possuem uma forte proximidade com relação à política econômica do presidente Jair Bolsonaro.
Dentre as pautas que não agradaram o empresariado, está o discurso contrário às privatizações e a defesa de que o Estado deva ser pujante e fortalecido.
“Somos contra as privatizações. Hoje o investimento está em 14% do PIB, porque as estatais estão sendo vendidas e não fazem o papel de indutor dos investimentos”, disse Gleisi.
Ademais, outra declaração da petista que desagradou os ouvintes, foi seu aceno à retomada dos investimentos públicos em refinarias de petróleo para apaziguar o preço da gasolina.