Nesta quarta-feira (6), o Instituto Gerp divulgou um levantamento realizado para saber quem os eleitores pretendem votar para a presidência da República. Na pesquisa, Bolsonaro mostrou uma forte reação e apareceu tecnicamente empatado com Luiz Inácio Lula da Silva.
Na pesquisa, Lula aparece com 37% das intenções de voto, seguido de perto pelo atual Chefe de Estado, com 35%. Com isso, ambos estão empatados dentro da margem de erro, que é de 2,18 pontos para mais ou para menos.
Vale ressaltar que, comparado com o último levantamento realizado pelo instituto, na segunda quinzena de março, Lula perde um ponto percentual e Jair ganha quatro pontos. A pesquisa escutou 2.095 cidadãos entre os dias 30 de março e 5 de abril. O intervalo de confiança é de 95,55%. A pesquisa de abrangência nacional foi pago pelo próprio instituto e inscrito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-02346/2022.
Outros candidatos como Sergio Moro – que recentemente anunciou desistência de concorrer à Presidência – registrou 6%. O pedetista Ciro Gomes marcou 5%, seguido por André Janones, com 2%, e João Doria, com 1%.
Pesquisas com grandes diferenças
A pesquisa do Instituto Gerp mostra uma diferença considerável se comparada com outros, como a Quaest, que aponta Lula dispara com 44% das intenções de voto, e Bolsonaro bastante atrás, com 29%. Outras pesquisas recentes, como a do Instituto Datafolha, também apontam para uma vantagem mais folgada do petista.