De acordo com um estudo do britânico ‘Centro de Pesquisa em Economia e Negócios’ (CEBR, na sigla em inglês), a China se tornará a maior economia do planeta em 2028, superando os Estados Unidos no total de riquezas produzidas.
A expectativa anterior é que esse acontecimento só ocorresse em 2033, mas segundo o estudo, a pandemia vivida pelo mundo em 2020 acelerou esse processo em cinco anos.
É esperado que a economia chinesa avance 2% esse ano. Por outro lado, a economia americana deverá encolher em 5%. É previsto para a Economia mundial uma retração de 4%. No caso do Brasil, a instituição britânica estima que o PIB caia em 5% esse ano e tenha uma alta de 3,3% em 2021.
O estudo avaliou 193 países. Segundo a CEBR, o Brasil ocupa neste momento a vergonhosa posição de 12ª maior economia do mundo. E só deverá alcançar a posição 9ª em 2035. O relatório diz que o Brasil passa por “consideráveis instabilidades políticas e econômicas desde uma profunda recessão, em 2016” e analisa que a economia brasileira entra em 2021 em situação frágil e com limitado espaço fiscal.
Fonte: Gazeta do Povo