O General Hamilton Mourão, vice-presidente da República do Brasil, retrucou declarações do presidente da França, Emannuel Macon, acerca da Amazônia.
Por meio das redes sociais, o mandatário francês declarou que “continuar dependendo da soja brasileira é endossar o desmatamento da Amazônia”. Ele defendeu coerência nas “ambições ecológicas” e declarou que “quando importamos a soja produzida a um ritmo rápido a partir da floresta destruída no Brasil, nós não somos coerentes”.
Após isso, Mourão subiu o tom e afirmou que a soja na Amazônia é “ínfima”, porém, a capacidade de produção brasileira é “imbatível”.
“Monsieur Macron n’est pas bien (o senhor Macron não está bem, em tradução literal)”, disse Mourão, em francês. “Macron desconhece a produção de soja do Brasil. Nossa produção de soja é feita no cerrado ou no sul do país”, disse o vice de Bolsonaro.
Mourão ainda prosseguiu:
“Então, eu acho que nada mais, nada menos, [Macron] externou aí aqueles interesses protecionistas dos agricultores franceses. Faz parte do jogo político”, disse ele, ironizando.
“A produção agrícola na Amazônia é ínfima. Por outro lado, a nossa capacidade de produção ela é imbatível, vamos colocar assim. Nossa competição nesse ramo aí está muito acima dos demais concorrentes”, cutucou, Mourão.