setembro 20, 2024

A ameaça de impeachment feita por Maia é real e pode se concretizar a qualquer momento

De acordo com informações do portal de notícias Poder360, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ameaçou correligionários de aceitar um pedido de impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro.

O parlamentar deixa o cargo de presidente da Câmara nesta segunda-feira (01) e busca emplacar Baleia Rossi (MDB) como o seu sucessor. Não obstante, essa possibilidade foi enfraquecida após a Comissão Executiva Nacional dos Democratas decidir não entrar no bloco de apoio ao deputado Baleia Rossi. Esse movimento foi seguido pelo PSDB que, ao saber da decisão do DEM, também optou por não participar do grupo pró-Baleia.

De acordo com o blog das jornalistas Andrea Sadi e Natuza Nery, essa decisão do DEM acabou deixando Rodrigo Maia profundamente irritado, que teria culpado o grupo de Bolsonaro pelo racha em seu partido.

Abalado com o rompimento do DEM, Maia teria dito a interlocutores que não teria outra alternativa a não ser aceitar um dos pedidos de impeachment contra o presidente da República. Há 59 pedidos na mesa de Maia. Um pedido de impeachment só começa a tramitar se autorizado pelo presidente da Câmara. A decisão é monocrática.

Para aceitar o pedido de impeachment do presidente da República, Maia teria que toma essa decisão ainda nesta segunda-feira. A eleição para presidente da Câmara começará a partir das 19 horas. O favorito para vencer a disputa é Arthur Lira, candidato apoiado pelo Planalto. Ou seja, são as últimas horas de Maia como presidente e com poder de abrir um pedido de impeachment.

Fonte: Gazeta do Povo

Read Previous

Parlamentar rasga o verbo sobre Maia: “As pessoas viram o mal que ele fez ao Brasil”

Read Next

Marcos Pontes revela que há 15 vacinas brasileiras contra a Covid em desenvolvimento