O presidente do Supremo Tribunal (STF), Luiz Fux, revelou durante entrevista à Folha de S. Paulo que partiu dele a decisão de prender o deputado federal Daniel Silveira.
No decorrer da entrevista, o ministro da Suprema Corte foi indagado se uma possível derrubada da prisão do parlamentar por parte da Câmara seria “um mal sinal para sociedade”.
Luiz Fux respondeu que, caso isso ocorra, a casa legislativa estará agindo dentro da lei, mas segundo ele, a ‘sociedade quer Daniel Silveira preso’.
“Agora, a sociedade é leiga, a sociedade não conhece essas minúcias constitucionais. Eu acho que a sociedade tem uma capacidade de julgar imediatamente quando os atos são assim tão graves. Então eu acho que a sociedade não está preparada para receber uma carta de alforria em favor desse paciente” — declarou o magistrado.
Na quarta-feira, quando o plenário do Supremo se reuniu para decidir sobre a prisão de Daniel Silveira, Fux esqueceu o nome do parlamentar na hora de proferir a decisão final da corte. A reportagem da Folha o questionou se teria sido de propósito, como forma de dizer que Silveira era inexpressível para o tribunal.
“Vocês podem inferir como entenderem melhor” — respondeu o ministro, deixando no ar que esse talvez seria o real motivo por esquecer o nome do parlamentar.
Fonte: Folha de S. Paulo