dezembro 13, 2024

Acontecimento histórico: Suíça rompe neutralidade bicentenária e impõe sanções sobre a Rússia

Nesta segunda-feira (28), o mundo presenciou um acontecimento histórico. A Suíça, um dos maiores centros financeiros do mundo, rompeu a sua tradicional neutralidade e anunciou sanções contra a Rússia, contra o presidente Putin e contra membros de topo do seu governo.

“Em vista da contínua intervenção militar da Rússia na Ucrânia, o Conselho Federal tomou a decisão em 28 de fevereiro de adotar os pacotes de sanções impostos pela UE em 23 e 25 de fevereiro” — disse o governo suíço em comunicado.

A Suíça também se solidarizou com a Ucrânia e anunciou medidas para ajudar os refugiados ucranianos.

“A Suíça reafirma sua solidariedade com a Ucrânia e seu povo; entregará suprimentos de emergência para pessoas que fugiram para a Polônia” — disse o governo suíço.

O país dos Alpes também classificou o ataque russo à Ucrânia como um ataque “a liberdade” e a “democracia”.

“O ataque da Rússia é um ataque à liberdade, um ataque à democracia, um ataque à população civil e um ataque às instituições de um país livre. Isso não pode ser aceito em relação ao direito internacional, isso não pode ser aceito politicamente e isso não pode ser aceito moralmente” — acrescentou.

A medida adotada pelo governo suíço trata-se de um fato histórico. Durante mais de 200 anos, a Suíça foi completamente neutra diante dos conflitos europeus e globais. Nem mesmo as duas guerras mundiais foram capazes de abalar a neutralidade da Suíça. O dia de hoje entrará para os livros de história.

Read Previous

Guerra na Ucrânia: Comboio militar russo é destruído por drone ucraniano; confira as imagens

Read Next

Bolsonaro anuncia que Brasil concederá vistos humanitários para refugiados ucranianos