Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu uma entrevista à revista IstoÉ, onde tratou de diversos assuntos, dentre eles, as manifestações do dia 7 de setembro em que o presidente Jair Bolsonaro participou.
De acordo com o juiz, Michel Temer foi crucial para evitar uma crise institucional maior do que daquela época. No ensejo, o Chefe de Estado recorreu ao ex-presidente para selar a paz com o Supremo.
“Temer teve uma participação importante no sentido de mostrar ao presidente a importância de se respeitar as instituições”, disse Moraes.
Você pode se interessar:
2 – Jornalista Oswaldo Eustáquio apresenta pedido de cassação do mandato da deputada Joice Hasselmann
“Eu não diria que foi um armistício, porque isso ocorre quando há dois lados guerreando. E, por parte do Supremo, em momento algum houve ameaças ou tentativas de ruptura em relação ao Executivo. O STF simplesmente cumpriu a Constituição durante todo esse período, com mais ênfase ainda durante a pandemia”, acrescentou o magistrado.
Por fim, ele disse:
“Por isso, eu trataria aquilo como um episódio em que o presidente da República percebeu que havia extrapolado e recuou. Aquela retratação foi importantíssima para o equilíbrio do País”.