No dia 1° de Abril, data em que se comemora o dia da mentira, foi ao ar na Rede Bandeirantes uma entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedida ao jornalista Reinaldo de Azevedo, no programa ‘É Da Coisa’.
Como é de praxe, o líder petista manteve firme e forte na sua narrativa de que é inocente das acusações a qual pesam sobre si. E para surpresa de zero pessoas, as alegações dele encontraram amparo nas palavras de Reinaldo de Azevedo, que chegou ao cúmulo de desafiar a força-tarefa da Lava Jato a mostrar provas que comprovem a culpabilidade do petista nos processos em que é réu.
Essa narrativa foi desmontada pelo colunista Claudio Humberto, também jornalista da Rede Bandeirantes, que disse expressamente que Lula não mudou e continua a mentir como ninguém.
“Então, o que a gente percebe é que o ex-presidente continua o mesmo de sempre. O discurso é igual, não evoluiu em absolutamente em nada. As declarações dele parecem ter saído das catacumbas de tão antigas, de tão velhas, de tão gastas. E isso é marcante no discurso do ex-presidente. Eu imaginava o ex-presidente, depois de tantas provações, que ele se apresentasse publicamente um homem mais renovado. Inclusive, mais sintonizado com os novos tempos” — disse Humberto ao comentar a entrevista de Lula ao seu colega de emissora.
“O fato é que o ex-presidente exercitou durante a entrevista uma das suas principais características, que é o de saber mentir como pouca gente. Ele mente com tal convicção que as pessoas, às vezes, ficam até em dúvida” — continuou.
“Ele mente, por exemplo, quando diz que foi condenado sem provas. Isso não é verdade. Aliás, não há apenas provas abundantes, como elas totalizam uma coisa próximo de 3 mil itens de provas e indícios de culpa das acusações pelas quais ele foi condenado de corrupção e também de lavagem de dinheiro. As provas são robustas” — disse o jornalista.
“Ele mente quando diz que a Polícia Federal invadiu a casa dele. A Polícia Federal cumpriu um mandato judicial” — afirmou. [Ele] mente quando diz que a Polícia Federal não encontrou nada. Não é verdade! A Polícia encontrou documentos de contratos de gaveta, que o ligavam a negócios imobiliários escusos, envolvendo, inclusive, pessoas ou interesses dos tempo em que foi presidente.
Outra mentira do petista que foi desmontada pelo jornalista da Band foi a criação do G-20, que reúne as 20 maiores economias do mundo. O petista disse durante a entrevista que a criação do grupo supranacional foi uma ação conjunta dele com George W. Bush, ex-presidente dos Estados Unidos.
“Ele mente o tempo todo. Mente, por exemplo, quando diz que ele e o Bush criaram o G-20 — aquele grupo das 20 maiores economias do mundo. O G-20 foi criado em 1999, muito antes da eleição do ex-presidente Lula e muito antes — e mais ainda — da eleição do ex-presidente Bush. Eles não têm nada a ver com a decisão desse conjunto de países de criar esse grupo” — declarou o colunista Humberto.
“A gente assistiu mais do mesmo. […] O que a gente percebe é que Lula é cada vez mais o candidato que o Bolsonaro considera ideal para enfrentar. É alguém, que ao contrário do que diz, é condenado. Ele está condenado. Ele será julgado em outros casos. Há sete processos de tráfico de influência; de corrupção; de lavagem de dinheiro; formação de quadrilha; enfim. Tem muita coisa que o Lula precisa enfrentar pela frente ainda que esteja elegível para 2022— finalizou.
Jornalista expõe as mentiras de Lula e Reinaldo Azevedo na entrevista da BandNews. É de cair o queixo! Somente um sociopata para conseguir mentir com tanta convicção. pic.twitter.com/gzSef0yE7U
— Carlos Jordy (@carlosjordy) April 2, 2021