Após mais um aumento no preço dos combustíveis, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, resolveu enviar um recado bastante direto para a Petrobrás. Nas redes sociais, o deputado declarou que se “a Petrobras decidir enfrentar o Brasil, ela que se prepare: o Brasil vai enfrentar a Petrobras”.
“Não queremos confronto, não queremos intervenção. Queremos apenas respeito da Petrobras ao povo brasileiro. Se a Petrobras decidir enfrentar o Brasil, ela que se prepare: o Brasil vai enfrentar a Petrobras. E não é uma ameaça. É um encontro com a verdade”, declarou.
Em artigo publicado neste domingo na Folha de São Paulo, de autoria do próprio presidente da Câmara e intitulado “Chegou a hora de tirar a máscara da Petrobras”, Lira escreveu que “ficou escancarada a dupla face da estatal”.
“Quando quer ganhar tratamento privilegiado do Estado brasileiro, a empresa se apresenta como uma costela estatal. Mas, na hora em que lucra bilhões e bilhões em meio à maior crise da história do último século, ela grita o coro da governança e se declara uma capitalista selvagem”, diz trecho do texto.
Vale ressaltar que Lira enxerga o novo aumento dos combustíveis como retaliação da estatal contra o governo Bolsonaro, visando arranhar a imagem do governo federal.