Barroso diz que urnas eletrônicas acabaram com as “fraudes” e que 70% dos brasileiros confiam no sistema eleitoral

Nesta quinta-feira (22), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou textualmente que “70%” dos brasileiros acreditam no atual sistema eleitoral, que é baseado nas urnas eletrônicas. O magistrado ainda classificou como “natural” o nível de desconfiança que alguns brasileiros têm em relação às urnas eletrônicas.

“Temos um presidente, eleito com 58 milhões de votos, atacando o próprio sistema que o elegeu. É natural ter essa desconfiança quando se tem uma máquina governamental trabalhando, diuturnamente, contra o sistema eleitoral” — disse Barroso em entrevista on-line à Associação Brasileira de Imprensa (ABI). 

“Mas esse grau de desconfiança é pequeno. Cerca de 70% das pessoas acreditam e preferem o sistema de votação eletrônico” — emendou o ministro, sem citar a fonte de tais números.

Durante a entrevista, o ministro ainda disse que o atual sistema acabou com as fraudes eleitorais que ocorriam no Brasil. Novamente, ele não citou dados para embasar sua fala.

“Acabamos com a fraude que sempre foi uma marca do processo eleitoral brasileiro ao longo do império, da república, e até mesmo pós 1988, quando tínhamos problemas com contagem e manuseio de votos. Esse é um balanço legítimo que traz integridade e reforça a vontade e a força popular dentro da democracia brasileira” — declarou

Read Previous

Após discurso na ONU, Bolsonaro comenta: “Verdades que desesperam a imprensa e a esquerda”

Read Next

Drauzio Varella faz críticas contra Bolsonaro em Nova York: “Ser proibido de entrar em uma pizzaria…”