Internautas, como o deputado José Medeiros, resgataram um vídeo antigo no qual os ministros Luís roberto Barroso e Gilmar Mendes’, ambos do STF, aparecem discutindo acerca de um indulto concedido ao ex-ministro Zé dirceu, do governo Lula.
No vídeo, Gilmar Mendes aparece acusando Barroso de ter soltado Zé Dirceu, condenado a 7 anos e 11 meses de prisão no processo do Mensalão.
“Vossa Excelência, quando chegou aqui, soltou Zé Dirceu“, disse Gilmar Mendes ao ministro Barroso. “Porque recebeu indulto da presidente”, respondeu Barroso.
Neste momento, a discursão entre os dois ficou ainda mais acalorada.
“Não, não! Vossa excelência julgou os embargos infringentes” — afirmou Gilmar Mendes.
Barroso respondeu acusando seu colega de Corte de mentir.
“Absolutamente é mentira. Aliás, vossa excelência não trabalha com a verdade. Então, eu gostaria de dizer que Zé Dirceu foi solto por indulto da presidente da República [Dilmar Rousseff]”, retrucou Barroso.
Veja o vídeo:
O resgate deste vídeo, que remonda de 2017, surge no momento em que a constitucionalidade do indulto concedido pelo presidente Jair Bolsonaro a Daniel Silveira é questionado por oposicionistas.
Leia também: Internautas resgatam tuíte antigo de Barroso: “Um esclarecimento: quem concede indulto é o presidente da República”
Leia também: Renan Calheiros acusa Bolsonaro de “golpe” e cobra reação do Congresso: “Foi inconstitucional”
Leia também: Randolfe Rodrigues vai ao STF para derrubar decreto de Bolsonaro que concede perdão a Daniel Silveira
Leia também: Oposição fica enlouquecida e chama de “golpe” decreto de Bolsonaro que concede perdão a Daniel Silveira