O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), nesta quinta-feira (19) voltou a disparar críticas em direção ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e disse que sugestões das Forças Armadas não serão “jogadas no lixo”. A fala do Chefe de Estado aconteceu durante seu discurso no Congresso Mercado Global e Carbono.
Convidadas a participar do processo eleitoral neste, as Forças Armadas encaminharam várias sugestões e indagações acerca das urnas eletrônicas e a respeito das eleições. O TSE, por sua vez, respondeu a todas as questões dos militares e apontou que “algumas das sugestões apresentadas continuarão sob análise do corpo técnico deste Tribunal. Caso se observe que podem trazer melhorias técnicas, normativas ou logísticas ao sistema eleitoral, podem vir a compor a regulamentação dos pleitos vindouros”.
“As Forças Armadas, das quais sou chefe supremo, foram convidadas a participar do processo eleitoral. Não vão ser jogadas no lixo as observações, as sugestões”, disse o presidente.
O mandatário ainda acrescentou e disse que está “brigando por democracia”.
“Não serão duas ou 3 pessoas que vão bater no peito [e dizer]: “Eu mando, vai ser assim e quem agir diferente eu vou cassar registro e vou prender”. Isso não é democracia (…) E, quem diria, o chefe do Executivo brigando por democracia, onde naturalmente o que acontece é o chefe do Executivo conspirar para se perpetuar no poder”, declarou.