O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), alertou para uma possível empreitada favorável ao aborto em caso de vitória do ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores. Na visão de Jair, Lula indicará ministros ao STF favoráveis a prática.
A fala do Chefe de Estado foi durante uma entrevista concedida ao canal Linha de Frente, afiliada do SBT na Bahia, nesta terça-feira (12). O bate-papo foi divulgado nesta quarta-feira (13).
O mandatário afirmou que a Suprema Corte já conta com “cinco ou seis” ministros favoráveis ao aborto. Bolsonaro, então, explicou que Lula tentará aprovar a prática através do Supremo, visto que não teria apoio o suficiente para o tema ser aprovado no Congresso Nacional.
“Quando se fala em aborto, o Lula defende o aborto. Vamos supor que o Lula consiga aprovar o aborto dentro do Parlamento — eu acho difícil. Por que não consegue? Ele vai aprovar o aborto dentro do Supremo Tribunal Federal. Então, hoje, tem cinco ou seis ministros do Supremo que já são favoráveis ao aborto. Se o Lula voltar, ele bota mais dois em 2023”, disse o Chefe de Estado.
Ademais, o presidente mencionou a Colômbia como exemplo que deverá ser seguido por Lula para buscar a aprovação do tema.
“Está na cara que vai botar abortistas lá também. Então, o aborto será aprovado no Brasil, se o Lula voltar, pelo Supremo Tribunal Federal, a exemplo de como foi aprovado o aborto na Colômbia”, disse o presidente.
Aborto na Colômbia
Em fevereiro deste ano, a Corte Constitucional da Colômbia decidiu que o aborto nas primeiras 24 semanas de gravidez não será mais considerado crime. Com a decisão, mulheres que decidirem praticar a interrupção da gravidez até o sexto mês não serão punidas.