CCJ pauta para amanhã projeto que criminaliza “canetadas” de ministros do STF que usurpam poderes do Executivo e Legislativo

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, presidida por Bia Kicis (PSL-DF), pautou o projeto de lei (PL 4754/16) para essa terça-feira (04).

A proposta, de autoria do deputado federal Diego Garcia (Solidariedade), prevê a criminalização do chamado “ativismo judicial” por parte de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Caso o projeto avance, decisões de magistrados da Suprema Corte, que configure usurpação de competências do Poder Executivo e Legislativo, serão consideradas “crime de responsabilidade”, sendo passivo de impeachment.

O projeto conta com a colaboração de outros deputados federais, como Sóstenes, Silas Câmara, Bruno Covas e Alberto Fraga. A relatoria da proposta é da deputada Tonietto Chris.

ATENÇÃO: Está para ser votado nesta terça (4/5), na CCJ da Câmara, o PL 4754/2016, do @DepSostenes, que torna crime de responsabilidade dos ministros do STF a usurpação de competência do Congresso. A relatora é a Deputada @ToniettoChris.Contatem seus deputados!

#AprovaPL4754

— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) May 3, 2021

Urgente: O PL 4754/2016, de minha autoria, que torna crime de responsabilidade, passível de impeachment, a usurpação de competência do Poder Legislativo ou Executivo pelos ministros do STF, está pautado para votação amanhã na CCJC. #ativismojucialnão #aprovaPL4754

— Diego Garcia (@diegogarciapr) May 3, 2021

Read Previous

Para tristeza da oposição, conselheiro do CNJ diz que Bolsonaro não pode ser convocado pela CPI

Read Next

Presidente da CPI da Pandemia diz que quer investigar médicos que receitaram cloroquina