Cubanos tomam as ruas de seu país para protestar contra ditadura comunista: “Queremos liberdade!”

Neste domingo (11), o mundo foi surpreendido por um levante realizado pelo povo cubano, que tomou as ruas para exigir o fim da ditadura comunista que vigora no país há mais de 50 anos.

Apesar do alto índice de censura existem na ilha caribenha — algo comum em ditaduras comunistas —, imagens dos protestos foram parar nas redes sociais, com muitas delas mostrando milhares de cidadãos clamando por liberdade.

Outro fato que chamou a atenção foi que os protestos não se resumiram à Havana, capital cubana, com imagens revelando que os atos ocorreram em várias cidades da ilha.

Ainda de acordo com profissionais da imprensa internacional, jornalistas cubanos que publicaram textos em defesa das manifestações estão sendo presos pela ditadura comunista.

Segundo algumas fontes, os protestos deste domingo são os maiores em décadas. O estopim para os atos foram os crescentes casos de infecção pelo coronavírus, que anda assolando a ilha; a escassez de produtos básicos; e as limitações às liberdades civis.

O ditador de plantão da ilha, Miguel Díaz-Canel, reagiu energicamente aos protestos realizados pelo povo cubano. Ele acusou os Estados Unidos de estarem por trás das manifestações e pediu que os simpatizantes do regime totalitário saiam às ruas para confrontar os manifestantes que pedem por liberdade.

Fonte: CNN Brasil

Read Previous

Bolsonaro encara Lula ao defender liberdade em Cuba e anuncia 'surpresa' para quintafeira

Read Next

Atriz Juliana Paes ironiza esquerdistas que silenciam sobre atos por democracia, alimentos e remédios em Cuba:“#CubaLibre”