dezembro 13, 2024

Depoente expõe áudio de Luis Miranda negociando supostamente a compra de vacinas e incendeia CPI

A CPI da Pandemia ouve, nesta sexta-feira, Luiz Dominguetti, que se diz representante comercial da Davati para negociações no Brasil, fornecedora da vacina AstraZeneca.

Durante depoimento à comissão, o empresário revelou que alguns agentes políticos entraram em contato com ele para oferecer ofertas de “facilidades” para os contratos de vacinas.

“Muita gente me ligava dizendo ‘eu posso isso, eu posso aquilo’, mas eu nunca quis avançar nessa seara porque já tinha tido um processo todo doloroso dentro do ministério [da Saúde]. Nem eu, nem a Davati queria vivenciar isso de novo. Eu tenho informação que parlamentar tentou negociar a busca da vacina diretamente com a Davati, eu tenho essa informação” — afirmou Dominguetti.

Logo em seguida, o empresário foi questionado por um dos senadores sobre o nome do parlamentar que teria tentado negociar a busca da vacina diretamente com a Davati. Em resposta, Dominguetti afirmou que trata-se do parlamentar que havia prestado depoimento à comissão. Depois, questionado novamente, ele citou nominalmente Luis Miranda.

O depoente explicou que não chegou a tratar diretamente com o deputado. Luis Miranda teria conversado com o CEO da Davati no Brasil, Cristiano Alberto Carvalho.

“O Cristiano me relatava que volta e meia tinha parlamentares procurando, e o que mais incomodava era o Luis Miranda, o mais insistente com a compra e o valor de vacinas. O Cristiano me enviou um áudio onde pede que seja feita uma live, o nome dele, que tinha um cliente recorrente, que comprava pouco, em menos quantidade, mas que poderia conseguir colocar vacina para rodar” — declarou.

O empresário relatou ainda que o CEO da Davati teria feito um comentário crítico ao deputado Luis Miranda: “Ele está lá fazendo uma denúncia e fazendo o inverso: fazendo aquisição e negociação de vacinas” — disse Dominguetti.

A divulgação do áudio pelo empresário incendiou a comissão. Por determinação da CPI, o celular do depoente foi apreendido para que o áudio seja analisado.

Confira o vídeo:

Na semana passada, o deputado Luis Miranda entrou em rota de colisão com o governo Bolsonaro. Durante entrevista à CNN Brasil, ele realizou uma denúncia sobre supostas irregularidades nas tratativas do governo brasileiro para aquisição da Covaxin, vacina indiana contra o novo vírus.

A declaração do parlamentar foi amplamente rechaçada pelo governo Bolsonaro, que o acusou de mentir e falsificar informações sobre o tema.

Read Previous

Oswaldo Eustáquio entra com denúncia contra Moraes na Corte Interamericana de Direitos Humanos

Read Next

Bolsonaro reage à decisão do STF e ameaça entrar para o 'vale tudo' no Brasil