O jornal Folha de São Paulo, neste domingo (15), publicou um editorial com diversas críticas em direção ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e saiu em defesa das urnas eletrônicas. Segundo o veículo, o Chefe de Estado promove “uma ofensiva estúpida contra uma valiosa conquista nacional e, ao fim e ao cabo, contra todos os eleitores e eleitos do país”.
No editorial, o o veículo diz que “em 1996, quando as urnas eletrônicas começaram a ser utilizadas nos principais colégios eleitorais, havia preocupação com dificuldades que os votantes poderiam ter no manejo da inovação. Os temores se mostraram exagerados, bem como foram poucos os problemas técnicos naquela primeira experiência”.
O jornal salientou que “ao longo de mais de duas décadas e 13 anos eleitorais, nada se registrou que pudesse amparar as suspeitas que Jair Bolsonaro (PL) lança, interessada e irresponsavelmente, sobre as urnas. Ele próprio conquistou no período cinco mandatos de deputado federal e um de presidente da República —não sofreu derrota, aponte-se, em votações informatizada”.
Ademais, o jornal acrescentou: “A alternância de poder tem sido observada em todas as instâncias de governo, o que desmoraliza teses conspiratórias de favorecimento. Os terminais digitais captaram tanto a ascensão do PT nos anos 2000 quanto a onda direitista e antipolítica de 2018”.
A Folha argumenta também que as críticas as urnas eletrônicas por parte do presidente Jair Bolsonaro “trata-se de uma ofensiva estúpida contra uma valiosa conquista nacional e, ao fim e ao cabo, contra todos os eleitores e eleitos do país”.