Militares irão ter um encontro com a equipe de tecnologia da informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (2), com o objetivo de debater acerca da segurança das urnas eletrônicas.
Segundo informações do canal CNN Brasil, uma delegação de 10 oficiais será enviado pelo Exército à reunião, cuja iniciativa partiu do próprio Exército.
Especialista do centro de defesa cibernética militar, Major Monteiro esteve presente ao Teste Público de Segurança das Urnas na semana passada. O encontro é marcado por intensos testes de vulnerabilidade das urnas, e são simulados ataques hackers.
Investigadores da Polícia Federal solicitaram que a dinâmica, que normalmente duram 7 dias, durasse somente 6, dos quais o representante do Exército participou de 4 dias.
Você pode se interessar:
1 – Presidente Jair Bolsonaro cumpre promessa e STF terá ministro ‘terrivelmente evangélico’
2 – Crise? Para cortar custos, Globo decide vender torres de transmissão
3 – Sonhador? Randolfe Rodrigues debate candidatura à presidência com artistas e apoiadores
Acredita-se nos bastidores é que a presença do Exército nas fases experimentais das urnas poderá garantir mais legitimidade ao processo eleitoral, diminuindo as desconfianças com relação a eficácia das máquinas.
Um grupo formado por autoridades, técnicos e sociedade civil, que acompanha o TSE, comprometeu-se a enviar um relatório para indicar quais foram os pontos sensíveis e as vulnerabilidades achados nos testes, bem como sua relevância.