O ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso (PSDB) é contra o impeachment do atual presidente da República, Jair Bolsonaro. Em entrevista concedida ao jornal Estado de S. Paulo, ele disse que Bolsonaro tem “apoios” e que não existe clima para o impedido do chefe do Poder Executivo Federal.
“Bolsonaro não perdeu o apoio das classes dominantes. Os interesses dominantes se acomodam sempre” — declarou FHC. “Não vejo razão para isso[ impeachment]. Ele tem apoios. Você tem impeachment quando o Congresso para de funcionar. Não é o caso” — acrescentou.
“Bolsonaro tem mais apoio que Dilma porque é mais competente em lidar com os interesses que o seguram lá” — pontuou o ex-presidente brasileiro.
Durante a entrevista, o tucano afirmou que a tendência é que o ex-presidiário Lula (PT) se apresente como candidato de centro e não como uma candidato da esquerda revolucionária.
“Duvido que Lula queira assumir que é a esquerda revolucionária. Aí ele perde. Bolsonaro vai ficar onde está. Lula é esperto, vai para o centro. Vai agradar todo mundo. Lula vai ser construído por Bolsonaro como o perigo do comunismo, mas ele não tem nada a ver com isso. Nunca teve. Não creio que as pessoas vão optar entre esquerda e direita no sentido ideológico” — afirmou FHC.