Fungos, bactérias e ácaros são encontrado em sementes vindas da China
Ontem, terça-feira (26), o Ministério da Agricultura do Brasil divulgou uma análise realizada em pacotes de sementes não solicitados por brasileiros. As sementes teriam sido recebidas em pelo menos 24 estados brasileiro e no Distrito Federal. Apenas o Maranhão e o Amazonas não registraram recebimento das sementes.
Na análise laboratorial das misteriosas sementes, foram encontradas bactérias, fungos e ácaros, além da possibilidade de pragas quarentenárias (que não existem no Brasil), como ervas daninhas.
“Após análises laboratoriais, foi identificada a presença de ácaro vivo em uma amostra; de três fungos diferentes em 25 amostras; de bactéria em duas amostras; e possibilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras (como plantas daninhas). Toda a análise é feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, que é referência no país. Até o momento, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal. Os únicos estados que ainda não registraram o recebimento do material foram Maranhão e Amazonas. A expectativa é que em 30 dias haja um detalhamento maior desses resultados” — informa a Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Apesar do governo brasileiro não ter citado a China, a origem mais provável das sementes é do gigante asiático, em função dos pacotes serem identificados como oriundos de lá.
O órgão do Governo Federal ainda chamou a atenção para que as pessoas que por ventura tenham recebido tais sementes, que não abra os pacotes ou tão pouco façam uso.
Fonte: Gov.br
Fonte: Gazeta do Povo