O General Eduardo José Barbosa, em uma entrevista concedida à revista Valor, falou acerca da sua opinião sobre o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que recentemente utilizou o termo “genocídio” para proferir críticas à atuação do Exército no enfrentamento à pandemia no Brasil.
Em uma live, o ministro da Supre Corte havia declarado:
“Não podemos mais tolerar essa situação que se passa no Ministério da Saúde. Não é aceitável que se tenha esse vazio. Pode até se dizer: a estratégia é tirar o protagonismo do governo federal, é atribuir a responsabilidade a estados e municípios. Se for essa a intenção é preciso se fazer alguma coisa. Isso é péssimo para a imagem das Forças Armadas. É preciso dizer isso de maneira muito clara: o Exército está se associando a esse genocídio, não é razoável. É preciso pôr fim a isso”.
Após a fala de Mendes, o General José Barbosa externou seu repudio as declarações feitas pelo ministro do STF. Para o militar, a afirmação de Gilmar é criminosa, e ele ainda disse que “ele [Gilmar] é conhecido como o ministro que mais soltou corruptos no Brasil”.
A respeito do general estar ocupando uma função dentro do Ministério da Saúde, ele respondeu da seguinte forma:
“Dos 11 que tem lá, nove nunca foram nem juízes. Gilmar Mendes é um deles. Um, inclusive, era advogado de um partido político”
Com a informação: O Antagonista