Segundo a Folha de S. Paulo, o ex-presidiário Lula anda cogitando uma vitória eleitoral no primeiro turno da eleição presidencial de 2022.
“As conversas de Lula e do PT para montar palanques com outros partidos nos estados têm como objetivo transformar o primeiro turno da eleição de 2022 já no segundo turno, definindo a disputa contra Jair Bolsonaro na primeira rodada”, afirma a Folha de S. Paulo.
“Um dos desenhos imaginados, e ambiciosos, resultaria em uma divisão do mapa com candidaturas fortalecidas do PSD em Minas Gerais, com Alexandre Kalil, do PSB no Rio, com Marcelo Freixo, e do PSB em SP, com Márcio França. No segundo turno, todos se uniriam em torno desses nomes — e de Lula para presidente, caso ele não liquidasse a fatura já na primeira rodada.”
Nesta semana, o líder petista fez um tour por Brasília. Com toda uma estrutura montada pelo PT em um hotel próximo à Esplanada dos Ministérios, Lula se reuniu com parlamentares, líderes de partidos e até mesmo embaixadores de outros países. Essa foi a primeira visita do petista a capital federal após o STF anular suas condenações nos processos referentes à Lava Jato.