O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou durante sessão desta quinta-feira (5) que cancelou o encontro que reuniria os chefes dos Três Poderes. Visivelmente irritado, o magistrado acusou o presidente da República, Jair Bolsonaro, de atacar integrantes da Corte, com destaque para os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.
“O Presidente da República tem reiterado ofensas e ataques de inverdades a integrantes desta Corte, em especial os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. (…) Quando se atinge um dos integrantes, se atinge a corte por inteiro. (…) Diante dessas circunstâncias, o Supremo Tribunal Federal informa que está cancelada a reunião outrora anunciada entre os Chefes de Poder” — declarou.
Segundo Fux, o STF “segue ao lado da população brasileira em defesa do Estado Democrático de Direito” e das instituições republicanas. Ainda de acordo com ele, a Corte se manterá firme na missão de julgar com independência e imparcialidade, “sempre observando as leis e a Constituição”.
O clima de tensão entre o Planalto e o STF vem aumentando a cada dia devido a proposta do voto impresso que tramita na Câmara dos Deputados. O presidente da República, defensor da iniciativa, anda acusando o ministro Barroso de tentar barrar a implantação do novo sistema eleitoral no país. Barroso é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na segunda-feira (02), por inciativa de Barroso, o TSE pediu que o STF incluísse Bolsonaro no inquérito das Fakes News por ataques às urnas eletrônicas. O relator do inquérito, ministro Alexandre de Moraes, acolheu ao pedido de seu par nesta quarta-feira (04) e incluiu o presidente da República no processo, tornando-o investigado. Esse fato provocou uma reação enérgica do chefe do Executivo, que disse nesta quinta-feira (05) que “a hora de Moraes vai chegar”.
Confira a fala do presidente do STF:
URGENTE: ao final da sessão do STF, Luiz Fux, presidente da corte, reage a ataques de @jairbolsonaro e desmarca reunião entre representantes dos três poderes.
“Quando se atinge um dos integrantes, se atinge a corte por inteiro”, afirmou. pic.twitter.com/KkwrlcKoeC
— Metrópoles (de 🏠) (@Metropoles) August 5, 2021