O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chefão do PT e pré-candidato ao Planalto novamente, foi pego na mentira durante uma entrevista nesta terça-feira (31). Ele afirmou que o seu vice, Geraldo Alckmin, não teria sido a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
“Não, não fale isso que não é verdade. O Geraldo Alckmin não só era contra como ele pediu um parecer de um advogado, que deu um parecer contra o impeachment”, alegou Lula.
No entanto, como mostra algumas reportagens da época, Alckmin concordou plenamente com o processo de impedimento de Dilma. Na ocasião, como governador de São Paulo, por exemplo, Alckmin chegou a se recusar a fazer parte de um grupo de 15 outros governadores que assinaram uma carta contra o impeachment.
“Eu tenho ouvido muito que o impeachment é golpe. O impeachment é previsto na Constituição brasileira, e a Constituição não é golpista”, disse Alckmin na época. Já em março de 2016, o ex-tucano deu uma declaração sólida. Questionado sobre o tema, ele disse concordar “em número, gênero e grau” com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que havia defendido o impeachment da presidente Dilma Roussef.
Veja o vídeo de Lula mentindo: