Lula sai em defesa de empréstimo para construir metrô na Venezuela: “É a coisa mais normal do planeta”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, durante entrevista à Rede T de rádios, do Paraná, na manhã desta terça-feira (5), foi indagado acerca dos empréstimos feitos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a realização de obras no exterior, principalmente a países simpáticos aos governo do PT.

No decorrer do diálogo, o petista defendeu o empréstimo brasileiro para a realização de obras em outros países. Um exemplo recordado foi a obra do metrô de Caracas, na Venezuela, que de acordo com Lula, foi começada de maneira “correta” no governo de Fernando Henrique Cardoso. Na visão do petista, o ato de financiar obras no exterior seria “a coisa mais normal do planeta”.

“O Brasil é o único país que, quando o BNDES empresta dinheiro para fazer uma obra no exterior, tudo que vai ser utilizado e todo o serviço é da engenharia brasileira. Na verdade, o Brasil está exportando serviços, está exportando engenharia, termina sendo uma coisa lucrativa quando você vende e uma coisa quando você recebe. É a coisa mais normal do planeta Terra”, disse Lula.

Outrossim, indagado sobre se a medida de investimentos em outros países seria correta, mesmo com todos os problemas que o Brasil possui, o petista defendeu a prática afirmando que ela não representa a retirada de dinheiro do Orçamento; mas que, na realidade, o dinheiro utilizado em obras no exterior seria referente a valores que o empresariado brasileiro não toma emprestado.

“Você não está retirando dinheiro do Orçamento, você está fazendo dinheiro emprestado, que as pessoas pagam juros. Pagam o principal e ainda pagam pelas importações que fazem de nós”, afirmou.

Read Previous

Lula dispara: “Eu às vezes fico imaginando que Deus é petista”

Read Next

Após fala de Lula sobre conflito de Rússia e Ucrânia, Bolsonaro afirma irá mandar o vídeo para Putin