O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, está com aposentadoria marcada para maio do ano que vem, todavia, ele pode não encerrar sua carreira ao pendurar a toga. De acordo com advogados próximos ao PT e membros da legenda ouvidos pelo jornalista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, o juiz é cotado ao cargo de ministro da Justiça em um eventual governo Lula.
O objetivo é de que Lewandowski ajude Lula em sua interação com o poder Judiciário, com quem o petista quer manter uma boa relação. Ainda que o ministro resista em aceitar, as fontes apontam que Lula o consultaria acerca da escolha de seu sucessor no Supremo.
Será de responsabilidade do próximo Chefe de Estado nomear mais dois nomes para o Supremo Tribunal Federal, um para substituir Lewandowski e outro Rosa Weber, que por sua vez deixará a corte em outubro do ano que vem.
Leia também: Senador Luís Carlos Heinze pede o impeachment do ministro Luís Roberto Barroso, do STF
Importante ressaltar que Lewandowski ingressou no STF por indicação de Lula, em 2006. O petista teria tomado conhecimento do nome de Lewandowski através de Márcio Thomas Bastos, ministro da Justiça na época.