Nos bastidores em Brasília, ministros do governo já estão ventilando a possibilidade do presidente Jair Bolsonaro vencer o pleito eleitoral deste ano ainda no 1° turno. A informação é do colunista Igor Gadelha, do jornal Metrópoles.
Tamanha confiança dos auxiliares do presidente estaria amparada no fato da chamada “terceira via” ainda não ter engatado (e provavelmente não engatará).
“Enquanto o presidente e o Lula concentrarem quase 80% dos votos, não tem para onde correr: vai ser eleição de primeiro turno, e vamos ganhar”, teria dito à coluna, sob reserva, um ministro.
Ainda de acordo com o colunista, a aposta de ministros e auxiliares presidenciais é de que Bolsonaro vai ultrapassar Lula nas pesquisas no “final de junho”. Hoje, o petista está na frente, mas a diferença entre eles vem diminuindo.
Para outros integrantes, pesa também o fato de não acreditarem muito nos institutos de pesquisas eleitorais, como o Data Folha, que chegou a errar feio na eleição de 2018, chegando a apontar Dilma Rousseff como favorita ao Senado Federal por Minas Gerais. Como todos sabem, a ex-presidente nem sequer alcançou o 2° lugar.