O gesto feito por operários fotografados junto ao presidente Jair Bolsonaro durante visita à barragem de Oiticica, em Jucurutu (RN), na quinta-feira (24), não é uma alusão ao “L” associado ao ex-presidente Lula.
O Uol conseguiu localizar 3 dos 4 trabalhadores que aparecem na foto fazendo o gesto. Em declaração ao jornal, os homens disseram se tratar de um “mal-entendido”. Um terceiro, Carlos Eduardo Pinheiro (à esquerda na foto, de camisa azul e sem capacete), dissera que os dedos sinalizam “uma arminha apontada para o céu”.
Um dos homens da foto, identificado com Pinheiro, afirmou que gosta do presidente brasileiro e confessou ter votado nele em 2018.
“Votei nele [Bolsonaro]. Gosto do governo dele, o que atrapalhou foi a pandemia. Em 2022, vou votar de novo, mas acho que aqui no Nordeste a maioria não vota nele” — disse o trabalhador.
Na última quinta-feira (24), a imagem viralizou nas redes sociais. Parte da imprensa interpretou o gesto como sendo um “L” em referência a Lula, ex-presidiário e candidato à Presidência da República.
Políticos da oposição viram um ato de bravura dos operários. O PT replicou no Twitter postagem da deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) com a mensagem “nem todo herói usa capa”.
“Hoje, no Rio Grande do Norte, durante a visita de Bolsonaro, trabalhadores posaram ao lado dele fazendo o L de Lula” — escreveu o senador petista Humberto Costa, que agora é desmentido.
Fonte: Uol