Nesta semana, o governo da Flórida, nos Estados Unidos, aprovou uma lei que torna obrigatório o ensino sobre os riscos de regimes comunistas e totalitários. O tema será abordado em aulas de educação cívica de escolas e colégios do Estado. De acordo com o governo da Flórida, o objetivo da medida é ensinar às crianças que “governos comunistas e totalitários são maus”.
“Por que alguém fugiria através de águas infestadas de tubarões, saindo de Cuba, para vir para o sul da Flórida? Por que alguém deixaria um lugar como o Vietnã? Por que as pessoas deixariam esses países e arriscariam suas vidas para poder vir aqui? É importante que os alunos entendam isso” — disse o governador da Flórida, Ron DeSantis, quando assinava projeto.
Outra ação adotada pela Flórida garante o direito de alunos, em universidades estaduais, poderem expressar opiniões e ideias divergentes da maioria. A medida visa confrontar a doutrinação ideológica, geralmente de cunho progressista, existente em algumas instituições americanas.
“Costumava-se pensar que um campus universitário era um lugar onde você seria exposto a muitas ideias diferentes. Infelizmente agora, a norma é realmente esses ambientes são mais intelectualmente repressivos” — explicou o governador.
Fonte: Gazeta do Povo