A deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT, chamou o vice-presidente da República, o general Hamilton Mourão, de “homem asqueroso”. O comentário agressivo da parlamentar ocorreu ao comentar uma notícia em que o militar diz acreditar que não exista racismo no Brasil.
A declaração do vice-presidente foi feita após ele ter sido questionado sobre uma possível ligação entre o preconceito racial e a morte de João Alberto Silveira Freitas, que veio a óbito após ser espancado por seguranças em um supermercado em Porto Alegre/RS, ocorrida na noite desta quinta-feira (19).
Para Gleisi, a morte de João Alberto teve motivações raciais. No entanto, a delegada Roberta Bertoldo, responsável pela condução das investigações acerca do caso, disse à Folha de S. Paulo que o ocorrido não se trata de racismo.
A presidente do PT também disparou contra o presidente da República, Jair Bolsonaro. Em sua fala, ela afirmou textualmente que o mandatário do país é racista.
Relacionado: Bolsonaro: “Não existe uma cor de pele melhor do que as outras”
“Homem asqueroso! Como tem coragem de dizer isso? Beto foi morto porque era preto! Se fosse um cliente branco, isso jamais teria acontecido. Quando o presidente é racista e o vice nega o racismo, a gente vê a que ponto chegamos. Tem racismo estrutural sim! E precisa ser enfrentado urgente! — disse a parlamentar petista.
Relacionado: Bolsonaro se pronuncia: “sou daltônico: todos têm a mesma cor”
https://www.facebook.com/gleisi.hoffmann/photos/a.138762686300993/1789839801193265/?type=3&theater