novembro 21, 2024

Presença de Lula em velório de Dom Cláudio Hummes incomoda familiares do cardeal

O cardeal Dom Cláudio Hummes está sendo velado na catedral da Sé, em São Paulo. Diversas missas estão sendo rezadas. As celebrações seguem nesta quarta-feira, 6, das 6 às 10 horas da manhã. Na noite da última terça-feira, 5, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSB), foram se despedir do cardeal. Eles entraram por trás da igreja e foram diretamente ao espaço reservado para o caixão, separado do público por cordas. Junto com o padre Júlio Lancelotti, os três conversaram e rezaram.

De acordo com informação da Jovem Pan News, a presença do chefão do PT no velório não agradou parte da família do religioso, que se retirou da igreja na mesma hora. Dom Cláudio, quando estava à frente da diocese de Santo André, foi apoiador do movimento operário do ABC, que teve Lula como um dos principais líderes, mas ele teria rompido com o ex-presidente após o episódio do Mensalão.

O arcebispo emérito de São Paulo era conhecido pela preocupação com questões sociais e pela defesa dos indígenas, quando presidiu a comissão episcopal da Amazônia. O religioso era muito admirado e querido também pela comunidade. A secretária Maria Selma fala do legado deixado: “Já conheço o trabalho dele e sou muito admiradora de tudo que ele fazia, tudo que ele já fez pela igreja, pelos nossos povos indígenas, pela Amazônia, ele realmente deixa para nós um grande legado. Um homem muito sábio”, diz.

Dom Cláudio foi também prefeito da congregação para o clero no Vaticano. Ele, aliás, foi um dos grandes apoiadores para a escolha de Francisco como Papa.

Reportagem da Jovem Pan:

Read Previous

Fim da linha: Casagrande é demitido da TV Globo

Read Next

Deputado e pastor, Otoni de Paula afirma que Alexandre de Moraes está 'endemoniado': “Ele se satanizou”