Nesta terça-feira (02), o presidente da República Jair Messias Bolsonaro, afirmou que o país a partir de agora passou a ser membro de um sele grupo de países que dispõem de bases de lançamento de foguetes privados, assim como o da SpaceX [empresa americana de sistemas aeroespaciais e de função de locomoção espacial sediada em Hawthorne, no Estado da Califórnia].
“O Brasil acaba de entrar no seleto grupo de nações que abrigam lançamentos de foguetes privados, como os da SpaceX. Após décadas, inicia-se nova fase de desenvolvimento, garantindo bilhões de reais ao país e região de Alcântara/Maranhão” escreveu o Chefe do Executivo, através das suas redes sociais
Já publicado no Diário Oficial, a portaria intitulada de MCTIC, define que as “funções espaciais de lançamento a serem realizadas por PJ [pessoas jurídicas] privadas em todo lançamento que chegue à uma altura maior que cem quilômetros em comparação ao nível do mar”.
A utilização com fins comerciais da Base de Alcântara já é um desejo e comprometimento adota por Bolsonaro no decorrer de sua campanha no ano de 2018. O mandatário já tinha fixado um acordo com o presidente estadunidense Donald J. Trump para o estudo agrupado do centro de lançamentos do Estado do Maranhão. Por meio da nova ação, PJ de todo o Brasil que possuam representação no país terão a autorização de explorar a região.
Com a informação: Pleno News