A distância entre o atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e o ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vem caindo a cada pesquisa que é divulgada. Desta vez, de acordo com um levantamento divulgado pelo PoderData, a diferença caiu para apenas 5 pontos percentuais.
O levantamento, que foi realizado entre os dias 10 e 12 de abril, mostra que o petista possui 40% das intenções de votos para presidente, seguido de perto por Jair Bolsonaro, com 35%.
Na rodada de novembro de 2021, Lula tinha 34% e Bolsonaro, 29%.
A diferença entre as pesquisas foi a retirada do nome do ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) da lista de pré-candidatos testados. De acordo com o levantamento, a saída do ex-juiz da disputa favoreceu Bolsonaro, que variou 3 pontos para cima em 15 dias, enquanto Lula oscilou 1 para baixo.
Crescimento de Bolsonaro chama a atenção
O crescimento de Bolsonaro nas pesquisas pode se dá por conta da desistência do ex-juiz Sergio moro em concorrer ao pleito presidencial. Lula, por sua vez, vê sua vantagem diminuir conforme as eleições vão se aproximando, a o crescimento de Jair já liga o sinal de alerta na militância de esquerda.