O senador Lasiear Martins, do partido Podemos, realizou um discurso no Congresso Nacional nesta terça-feira (13), e sugeriu que a Casa votasse em caráter de emergência a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que encerraria com a vitalidade dos mandatos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), além de mudar a maneira com que estes são indicados.
Leia também: Rosa Weber, do STF, concede liminar que suspende boa parte dos decretos de armas de Bolsonaro
No ensejo, Martins asseverou:
“Esta oportunidade em que tanto se fala de juízo de conveniência e oportunidade, que existe aqui no Senado, desde abril de 2015, uma PEC que pretende mudar o sistema de indicação dos ministros do Supremo, a PEC 35, de 2015. Espero que V. Exa., na conduta que tem adotado, cheia de méritos, tão logo seja possível, traga à pauta do Plenário remoto, uma vez que não estamos tendo reuniões das comissões”.
Você pode se interessar: Bolsonaro: “Não abusem da paciência do povo brasileiro”
Ademais, ele prosseguiu explicando mais acerca da PEC 35, de autoria dele:
“A PEC 35, de minha autoria, propõe a mudança da sistemática de indicação dos ministros do Supremo. Não mais o sistema de hoje absolutista do Presidente da República e de todos os últimos Presidentes da República, que indicam os ministros conforme conveniências, simpatias, amizades e afinidades políticas e ideológicas, o que tem redundado naquilo que hoje temos: o Supremo Tribunal Federal desprestigiado, criticado como nunca na sua história”.
Continue lendo: Senhora de 84 anos grava vídeo prestigiando Bolsonaro: “Queria ter o merecimento de lhe dar um abraço”