O ex-magistrado da Operação Lava Jata, e hoje Ministro da Justiça e Segurança Pública do Governo Bolsonaro, Sérgio Moro pretende viabilizar a volta da publicidade voltada para o público infantojuvenil. A ideia inicial do ministro é que a regulamentação vá além dos veículos mais tradicionais, alcançando também as plataformas digitais. De acordo com Moro, a regulamentação maciça tem trazido perda a veículos de mídia e, por consequência, a criação de programas voltados para crianças.
Ouvi uma reclamação que me pareceu correta, na área da TV, de que uma regulação excessiva causava o afastamento da publicidade para esse setor. Como a TV muitas vezes sobrevive através de anúncios e anunciantes, isso gerava dificuldade de se produzir material destinado ao público infantojuvenil” disse o ministro
De acordo com o ministro, o assunto é complexo por implicar um público mais frágil. Por este motivo, o ministério iniciou uma consulta pública até o dia 27 de fevereiro, com o objetivo de colher sugestões para o aprimoramento do texto inicial de uma portaria a ser publicada pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor).
De fato, seria um feito considerado pelo ministro Sérgio Moro, visto que programas infantis como a famosa TV Globinho, fazem bastante falta na grade de programação de emissoras abertas. Diante das restrições impostas, as crianças de hoje em dia são obrigadas a passarem a manhã assistindo o programa da Fátima Bernardes, enquanto os pequenos do passado puderem usufruir de desenhos animados e seriados.
Com a informação: Agência Brasil