Tanques em Brasília deixam políticos de esquerda apreensivos

Na manhã desta terça-feira (10), em Brasília, ocorrerá um desfile de blindados na Praça dos Três Poderes, que seguirá até o Palácio do Planalto. De acordo com comunicado da Marinha, o ato marcará a entrega de um convite ao presidente e ao ministro Walter Braga Netto (Defesa) para que as autoridades acompanhem, em 16 de agosto, a operação “Formosa”, um tradicional exercício da Marinha que ocorre desde 1988.

O evento este ano contará com a participação inédita do Exército e da Força Aérea, totalizando um número de aproximadamente 2,5 mil militares envolvidos nos exercícios conjuntos das três Forças.

O comboio militar saiu do Rio de Janeiro e, após passar por Brasília, seguirá para a cidade de Formosa, em Goiás.

O ato ocorre no mesmo dia em que está prevista a votação, no plenário da Câmara dos Deputados, da proposta de implantação do voto impresso auditável no Brasil.

Relacionado: Forças Armadas anunciam que blindados e tanques serão recepcionados por Bolsonaro em Brasília e despertam revolta na esquerda

Nas redes sociais, políticos da esquerda se mostraram apreensivos com o desfile militar e acusaram o presidente Jair Bolsonaro de estar planejando um golpe de Estado.

Relacionado: Randolfe enlouquece com anúncio de desfile de blindados em Brasília e fala em prender Bolsonaro: ‘Colocar tanques na rua é demonstração de covardia’

Veja algumas declarações:

Forças armadas e democracia. É preciso estar atento e forte. Bravatas e demonstrações de apoio a golpe não cabem mais. Democracia pode mais!

— Henrique Mandetta (@lhmandetta) August 9, 2021

Bolsonaro mais uma vez rebaixa as Forças Armadas ao papel de milícia presidencial. O desfile de blindados é uma violência contra o Poder Legislativo e o Estado de Direito. Não nos intimidaremos c/ as ameaças de um presidente delinquente. Vamos derrotar o golpe do voto impresso.

— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) August 9, 2021

URGENTE

Os tanques de guerra p/ o exibicionismo golpista de Bolsonaro já estão posicionados no Grupamento dos Fuzileiros Navais, localizado próximo à Esplanada dos Ministérios. Bolsonaro está dobrando a aposta e a reação dos democratas desse país precisa ser enérgica! pic.twitter.com/96aqJskdzJ

— Erika Kokay (@erikakokay) August 9, 2021

Bolsonaro tenta intimidar o Congresso usando tanques militares para desfilar no dia da votação do projeto do voto impresso

1) As Forças Armadas pertencem ao país e não a você, @jairbolsonaro

2) As instituições não serão intimidadas, o projeto será barrado e você será DERROTADO!

— David Miranda (@davidmirandario) August 9, 2021

ATENÇÃO – Bolsonaro prepara desfile de tanques na Esplanada amanhã, dia da derrota do descabido voto impresso na Câmara.
Presidente usa as Forças Armadas como marionete de intimidação. É vergonhoso para a democracia e só reflete a sua fraqueza como gestor.

— José Guimarães (@guimaraes13PT) August 9, 2021

Read Previous

Bolsonaro vai apresentar projeto para acabar com a censura de conservadores nas redes sociais

Read Next

Deputado petista acusa Bolsonaro de tentativa de golpe e faz ameaça a comandantes militares