O músico Caetano Veloso, petista de carteirinha e crítico do presidente Jair Bolsonaro, anunciou que irá adentrar com uma ação judicial contra o atual Chefe de Estado em razão do uso de uma canção dele, e outra que tem sua voz, em postagens do mandatário nas redes sociais. A informação foi divulgada pelo jornalista Guilherme Amado, do site Metrópoles.
No último fim de semana, Jair usou a música ‘O Leãozinho’ em um de seus stories no Instagram. A canção foi lançada por Caetano no ano de 1977, no álbum ‘Bicho’. Na publicação que trazia a música do artista, o Chefe de Estado divulgava o crescimento da margem de crédito a segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A defesa de Caetano alega que embora as músicas estejam disponíveis no catálogo digital do Instagram, isso não autoriza que elas sejam usadas para uso de propaganda institucional e política, como seria o caso de Bolsonaro.
“Os políticos de qualquer partido precisam entender que internet não é terra de ninguém e não podem usar músicas autorais sem a autorização dos detentores do direito”, afirmou o advogado Caio Mariano, defensor de Caetano.
Bolsonaro irônico
Não foi apenas a canção de Veloso que foi utilizada pelo presidente. Músicas de outros desafetos do Chefe de Estado como Anitta, Daniella Mercury, Marcelo D2, Priscila Alcantara e Gilberto Gil, também tiveram suas músicas utilizadas pelo mandatário em seu Instagram.
O motivo seria após uma declaração da cantora Priscila Alcantara, que afirmou que não iria mais cantar uma música que havia sido utilizada pelo presidente. Bolsonaro, por sua vez, após a declaração, publicou stories com músicas de vários de seus desafetos no meio musical.