novembro 25, 2024

Ministra Cármen Lúcia afirma que Forças Armadas não tem “poder moderador” no Brasil

Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que as Forças Armadas não possuem o papel de Poder Moderador no Brasil. A declaração da magistrada vem após afirmações do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

A fala da ministra foi concedida durante uma entrevista dada a jornalista Miriam Leitão, do Globo. No ensejo, ela ressaltou a relevância do restabelecimento da harmonia entre os Poderes. “A sociedade não pode viver com essa audição permanente de xingamentos, de afrontas, de desatendimento à harmonia que é exigência constitucional”, declarou.

Leia também: Trump pede a renúncia de Biden: “É hora do desacreditado Joe Biden renunciar”

A magistrada também apontou que existe uma diferença entre liberdade de expressão e às fake news. Na visão dela, há uma confusão entre manifestações grosseiras, delituosas e incivis e o direito assegurado constitucionalmente. “O objeto do direito é a liberdade que se manifesta pela expressão. O direito protege todas as formas de liberdade. A expressão pode ser o exercício da liberdade, mas pode também ser objeto de um crime contra outro”, disse ela.

Ademais, a ministra ainda retrucou as falas do deputado federal Ricardo Barros – líder do governo na Câmara – acerca da possibilidade de Jair não aceitar o resultado do pleito presidencial de 2022.

Você pode se interessar: Ministra Cármen Lúcia, do STF, considera ‘graves’ ataques de Bolsonaro às urnas e ordena manifestação da PGR em 24h

Cármen, por sua vez, disse que “há uma constituição no Brasil, há juízes que fazem valer a Constituição no Brasil, quando alguém queira colocar em risco a soberania constitucional”. Também afirmou que declarações do tipo “criam desconfiança, e a democracia vive da confiança”.

Imagem: Agência Brasil

Read Previous

Sem citar nomes, Bolsonaro afirma que o Brasil terá problema sério pela frente

Read Next

Alexandre Garcia dá resposta enfática a Lula: ‘O partido do militar é o Brasil’