Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal e atual presidente da Corte, afirmou nesta quinta-feira (2), em discurso no plenário, que o STF “aguarda” que, nos atos que estão previstos para acontecer no dia 7 de setembro, os cidadãos ajam “com senso de responsabilidade cívica, respeito institucional, e cientes das consequências jurídicas de seus atos, independente da posição político-ideológica que ostentam”.
Ele também acrescentou:
“Num ambiente democrático, manifestações públicas são pacíficas; por sua vez, a liberdade de expressão não comporta violências e ameaças. O exercício de nossa cidadania pressupõe respeito à integridade das instituições democráticas e de seus membros, conforme a lição legada por Martin Luther King Jr: ‘a paz jamais será mantida pela força; ela só pode ser obtida por meio do entendimento mútuo’”.
Leia também:
1 – Militares vão à Justiça por salvo-conduto para participar das manifestações do dia 7 de setembro
2 – Grávida, modelo Andressa Urach revela desejo de colocar o nome do filho de Bolsonaro
3 – Senadores integrantes da CPI irão a manifestação do MBL contra Bolsonaro
O pronunciamento do presidente da Corte faz defesa da democracia e, implicitamente, há um entendimento entre os ministros de que será intolerável qualquer manifestação favorável a uma ruptura institucional.
Com a informação: Gazeta do Povo
Imagem: Agência Brasil